10º Fórum Rio — 20 anos sem Betinho

10º Fórum Rio — 20 anos sem Betinho

Casa Fluminense realiza, no dia 25 de novembro, a 10º edição do Fórum Rio — evento que tem como objetivo pensar o Rio metropolitano e suas prioridades juntamente com a rede de associados/parceiros, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e cidadãos em geral. Nesta edição o fórum acontece no Galpão da Cidadania, na região portuária do Rio, para marcar os 20 anos sem Betinho e a importância do trabalho realizado por ele para combater a fome no país.

A Rede INCT Observatório das Metrópoles é uma das organizações parceiras da Casa Fluminense e do Fórum Rio, acreditamos que ações em prol da participação cidadã são fundamentais para a democracia e para a construção de cidades mais justas.

O desafio do Fórum Rio é fomentar a articulação para que a sociedade civil metropolitana possa se organizar de modo a criar conexões e pautas comuns, realizar o controle social da gestão pública respeitando as identidades e a autonomia das organizações civis e dos movimentos sociais, construindo confiança e modos horizontais/democráticos​ de organização.

A programação da 10ª edição do Fórum, que está sendo construída a partir de um processo coletivo e colaborativo, é voltada para atividades que irão fomentar a reflexão do público sobre como podemos reduzir as desigualdades do Rio – capital, baixada e leste. O evento quer dar destaque para a identidade metropolitana regional fluminense, criando um espaço para a mobilização, formação e difusão de ações da sociedade civil de forma conjunta.

A Casa Fluminense procura uma diversidade de pautas e organizações que atuem em defesa dos direitos básicos, principalmente nesse momento atual quando ocorre a deterioração da democracia. Considerando que em 2018, em tese, haverá novas eleições, agora é hora de convergir para qualificar esse debate e levantar uma agenda política de longo prazo que se paute nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na sustentabilidade da metrópole e seus moradores.

Em suma, o fórum vai tratar de temas como direito à cidade, instrumentos de gestão municipal, plano nacional de resíduos sólidos (catadores de lixo), racismo religioso, violência contra a mulher, debates sobre orçamento e uso do dinheiro público, o debate em torno da formação de uma Frente pelo Rio que defenda os interesses do estado perante o governo federal que se coloca como agiota, o lançamento do Relatório da Agenda Rio (um almanaque de políticas públicas da metrópole), feira de integração, apresentações culturais e show de encerramento.

O trabalho do fórum é realizado em rede construindo laços entre pessoas e organizações, dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio, alcançando por inteiro nossa “cidade metropolitana” comum.

Saiba como foram os Fóruns anteriores: http://casafluminense.org.br/projetos/forum-rio/

A programação do #10ºFórumRio já está no ar! Confira as atividades selecionadas e inscreva-se para garantir sua participação!

http://bit.ly/Programacao10ForumRio

 

Ainda há a chance de se inscrever para exposição de pôsteres acadêmicos https://goo.gl/5hEFps e para a feira de integração

 

Publicado em Eventos | Última modificação em 21-11-2017 12:54:09

 

Tags: , ,