O Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB/UFC), coordenado pelo profº Renato Pequeno do Observatório das Metrópoles, recebeu o Prêmio Maria Amélia Leite de Direitos Humanos do Fórum de Justiça do Ceará, pela produção e lançamento em 2016 da websérie documental “Cartas Urbanas”. Segundo a coordenação do fórum, a produção do LEHAB tem abordado temas como irregularidade fundiária, falta de acesso a serviços básicos e ausência de políticas públicas que historicamente assolam a periferia das cidades brasileiras.
O LEHAB/UFC integra a Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles por meio do projeto “Planejamento urbano e direitos humanos no Brasil: implementação do direito à moradia e à cidade”, com patrocínio da Fundação Ford. Coordenado pelo profº Renato Pequeno (UFC), a equipe do LEHAB tem atuado, nos últimos anos, na região metropolitana de Fortaleza com foco no debate e defesa do direito à cidade, produzindo conhecimento científico, formando novos pesquisadores e tecendo uma articulação para fora dos muros da universidade, em diálogo constante com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, coletivos e grupos da luta urbana.
Uma dessas parcerias tem sido com o Coletivo Nigéria que resultou na produção da websérie documental “Cartas Urbanas. O projeto foi gravado em diferentes territórios da capital cearense e parte de cartas de moradores de comunidades como Trilhos, Grande Bom Jardim e Serviluz para propor uma análise critica sobre as disparidades sociais e a luta pelo direito à cidade. Temas como irregularidade fundiária, falta de acesso a serviços básicos e ausência de políticas públicas que historicamente assolam a periferia das cidades brasileiras.
A equipe do LEHAB/UFC é composta por Renato Pequeno, Sara Vieira Rosa, Valéria Pinheiro.
PRÊMIO MARIA AMÉLIA LEITE DE DIREITOS HUMANOS
O Fórum Justiça (FJ) se apresenta como um espaço que articula organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores que se mostrem interessados em discutir justiça como serviço público, considerando as questões dos direitos humanos.
Desde 2013, o Fórum Justiça Ceará, tem realizado anualmente debates, bem como homenageado pessoas, iniciativas de grupo, organizações, movimentos sociais e demais instituições públicas que tenham se destacado na luta por acesso à justiça e pelos direitos humanos.
Em fevereiro de 2017, o II Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos – Maria Amélia Leite referente ( ano de 2016) foi destinado ao Laboratório de Estudos da Habitação – LEHAB por sua atuação no Ceará e ações realizadas em 2016.
A premiação ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2017, no Auditório da Cáritas Brasileira Regional Ceará (Rua Julio Cesar, 442 – Jardim América/Fortaleza). Durante o evento haverá a exibição do vídeo documentário: ONZE – a maior chacina da história do Ceará e debate com as Mães do Curió.
EPISÓDIOS CARTAS URBANAS
CARTAS URBANAS EP. 04 – Vazio Ocupado
Assis e mais 80 famílias ocuparam o terreno onde hoje é a comunidade Raízes da Praia, consolidada há 7 anos. Se está vazio, porque não pode morar? As ocupações ainda são criminalizadas no Brasil, mas os movimentos sociais seguem firmes na luta.
CARTAS URBANAS EP. 05 – Operação Urbana
Quando Rosângela chegou na comunidade Pau Fininho, não havia shopping e nem asfalto. Nos arredores de um bairro nobre da capital, o lugar acabou chamando atenção do setor imobiliário. Numa Operação Urbana Consorciada, a prefeitura cedeu o terreno e o setor privado se instalou. Mas as contrapartidas sociais dessa ”troca” ainda estão pendentes.
CARTAS URBANAS EP. 06 – Bairro Novo
Um novo bairro nasce na periferia de Fortaleza. No conjunto habitacional Cidade Jardim está previsto a construção de 17 mil unidades. 5 mil já estão prontas e uma delas é o novo lar de Ostérnia.
Última modificação em 09-02-2017 16:17:23