ABERTURA DO EVENTO | 03/12
(abertura do local: 16h)

17H00 | O OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES E SUA TRAJETÓRIA PELO DIREITO À CIDADE: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INFLEXÃO ULTRA LIBERAL

LUIZ CESAR DE QUEIROZ RIBEIRO | Professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Atualmente é coordenador nacional do Observatório das Metrópoles e editor das revistas Cadernos Metrópoles e e-metrópolis. Desenvolve estudos sobre metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional, dimensão sócio-espacial da exclusão/integração nas metrópoles, governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles.

 

 

19H00 | ESPAÇOS DA URBANIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA TEORIA URBANA CRÍTICA

NEIL BRENNER | Professor de Teoria Urbana na Harvard Graduate School of Design.  Está à frente do Urban Theory Lab, que reúne pesquisadores de diversas áreas com o objetivo de discutir temas relativos aos processos de urbanização do mundo contemporâneo. Tem atuado no campo da geografia crítica, produzindo reflexões de caráter teórico e metodológico sobre a reestruturação dos espaços urbanos e regionais frente ao avanço do capitalismo neoliberal, abordando também as transformações nas formas de governança urbana envolvidas nesses processos.

 

MESA REDONDA 1 | 04/12 – 09H00

AS METRÓPOLES E AS CLASSES SOCIAIS: o desafio da integração

MARIA DO LIVRAMENTO CLEMENTINO |  Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, desenvolvimento urbano, região metropolitana, cidade e planejamento urbano. 

 

MÁRCIO POCHMANN | Professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem ampla formação e experiência no campo das Ciências Econômicas, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego, educação, região nordeste, Programa Bolsa-Família e políticas de mercado de trabalho. 

 

ERMÍNIA MARICATO | Professora titular aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB). Pesquisadora acadêmica e ativista política, já ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal.  

 

ANDRÉ SINGER | Professor titular do departamento de Ciência Política da  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Também é jornalista e cientista político. Foi secretário de Imprensa da Presidência da República de 2003 a 2007.

 

 

MESA REDONDA 2 | 05/12 – 09H00

AS METRÓPOLES E A IGUALDADE: os desafios da segregação

LUCIANA CORREA DO LAGO | É professora titular aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e pesquisadora do Observatório das Metrópoles. Desenvolve pesquisas nas áreas de Economia Social e Política Urbana, com ênfase nos seguintes temas: trabalho e território; autogestão urbana; economia popular e solidária, movimentos sociais e periferias urbanas.

 

RAQUEL RONLIK | Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Já ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal. Foi coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis.

 

MICHEL MISSE Professor Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia urbana, comportamento desviante, drogas, criminalidade e violência urbana. 

 

 

ROBERTO KANT DE LIMA  Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador  INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).  Tem experiência em Teoria Antropológica, com ênfase em Método Comparativo, Antropologia do Direito e da Política, Processos de Administração de Conflitos e Produção de Verdades.

 

MESA REDONDA 3 | 06/12 – 09H00

AS METRÓPOLES E O CAPITALISMO FINANCEIRIZADO: o desafio do rentismo

LUCIANO FEDOZZI | Professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o corpo de docentes do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na linha de pesquisa Sociedade, Participação Social e Políticas Públicas. Tem experiência em sociológica política e urbana, com ênfase nos temas da cidadania, orçamento participativo e instituições participativas, sociedade civil e associativismo, esfera pública e questões urbanas.

 

LEDA PAULANI | Professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Líder do grupo de pesquisa Instituições do Capitalismo Financeiro (CAFIN) que estuda a relação entre a predominância da valorização financeira e a atual estruturação do sistema monetário internacional.

 

 

CARLOS EDUARDO MARTINS | Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Coordena o Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC). Tem experiência na área de Sociologia e Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, sistema mundial, dependência, hegemonia e globalização. 

 

PAINEL DE DEBATES | 05/15 – 19H00

AS METRÓPOLES NOS PRÓXIMOS 20 ANOS: o desafio da produção e democratização do conhecimento

MANUEL VILLAVERDE CABRAL | Pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Doutor em História pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (Universidade Paris I). Foi vice-reitor para a Ciência e Investigação e diretor do Instituto do Envelhecimento na Universidade de Lisboa. Atualmente pesquisa a sociologia das atitudes e comportamentos políticos, além do exercício da cidadania democrática nas suas relações com a história política portuguesa e com a estratificação e a equidade sociais. 

RUBEN KAZTMAN | Foi diretor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Montevidéu e também diretor do Programa de Pesquisa sobre Integração, Pobreza e Exclusão Social da Universidade Católica do Uruguai. Mestre em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia (UC Berkeley). Tem experiência na área de sociologia, incluindo pesquisas sobre pobreza, família, emprego, desigualdades e segregação urbana.

EMÍLIO PRADILLA COBOS | Professor titular da Divisão de Ciências e Artes para Design da Universidade Autónoma Metropolitana de Xochimilco (México). Possui doutorado pela Universidade Paris I (Técnicas Superiores de Desenvolvimento) e pela Universidade Nacional Autónoma do México (Urbanismo). Desenvolve pesquisas sobre problemas urbanos e as metrópoles na América Latina.